Etiquetas

, , ,

“Somente o socialismo pode permitir-nos passar aos mais altos ritmos de desenvolvimento económico, marchar com a rapidez de que se precisa, aumentar substancialmente os rendimentos e redistribuí-los com presteza e justiça – escreve Luis Corvalán, secretário geral do Partido Comunista do Chile. Somente o socialismo pode hoje libertar plenamente as forças produtivas e assegurar a participação massiva do povo nas tarefas da construção de um país moderno e próspero.

Ao indiscutível e impressionante desenvolvimento da União Soviética – que se transformou na segunda potência industrial do mundo e na vanguarda do progresso humano -, junta-se o exemplo dos demais países socialistas… Um exemplo mais próximo e mais recente, temo-lo em Cuba… O povo cubano tomou o caminho que lhe permitirá aumentar de forma constante os seus rendimentos. Isto foi-lhe dado pelo socialismo, uma revolução autêntica”.

(…)

“É preciso dizer que o pensamento de Lénine teve uma grande influência no processo revolucionário cubano – reconheceu Fidel Castro Cruz. Que as ideias de Lénine, a raiz da Revolução de Outubro, se divulgaram amplamente no mundo e que no nosso país encontraram um terra fecunda, encontraram continuadores que se inspiraram nesse pensamento. E que já no processo revolucionário de luta de 1930, 1933, os revolucionários cubanos foram profundamente influenciados pelo pensamento de Lénine. Algumas das suas obras serviram a muitos de nós de guia, de doutrina, de meio de compreensão, sem os quais teríamos estado desprovidos de verdades absolutamente essenciais num processo revolucionário”.

(…)

Fonte da Introdução de R. Kaganova ao livro Partido Proletário de Novo Tipo (A importância mundial do bolchevismo), de V. I. Lénine 

Anúncios